Voltar para a página inicial
 

 

 

 
 
 
 

MURAL DE AVISOS DA COORDENAÇÃO DE CURSO DE OCEANOLOGIA


25/09/2017 - DOCUMENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

ANTES DO INÍCIO DO ESTÁGIO levar até a COMCUR os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados:

1. Formulário de Encaminhamento do Termo de Compromisso de Estágio (1 via; sem assinaturas);

2. Plano de Trabalho do Estágio (3 vias assinadas pelo(a) aluno(a), supervisor(a) representante da parte concedente e orientador(a) da FURG); e

3. Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Não Remunerado ou Remunerado, conforme o caso (3 vias assinadas pelo(a) aluno(a) e supervisor(a) representante da parte concedente).

Obs.: por tratar-se de contrato não serão aceitas assinaturas digitais ou digitalizadas no Termo de Compromisso, sendo necessário que todas as vias sejam originais.

APÓS A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO levar até a COMCUR os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados:

1. Ficha de Avaliação do(a) Estágiário(a) (1 via assinada pelo(a) supervisor(a) representante da parte concedente e orientador(a) da FURG; e

2. Relatório de Estágio (1 via impresso e encadernado).


21/09/2017 - ATENÇÃO PARA O CRONOGRAMA DE TCC II

De acordo com a deliberação 02 de 2011:

Art. 12 – A disciplina de 11100 - Trabalho de Graduação II compreende o desenvolvimento do Projeto de Trabalho de Graduação aprovado na disciplina de 11099 - Trabalho de Graduação I, sua apresentação escrita e oral e defesa em sessão pública perante uma Banca Examinadora.

§ Único – A defesa do Trabalho de Graduação será realizada até 15 (quinze) dias antes do término do semestre letivo

Art. 13 – A Banca Examinadora deverá ser composta pelo orientador, pelo coorientador, quando for o caso, e por no mínimo mais dois membros, escolhidos de comum acordo entre o orientador e o aluno, não havendo por parte da Universidade qualquer responsabilidade quanto às despesas daí decorrentes.

§ Único – A Banca Examinadora deverá ser integrada por no mínimo dois docentes da FURG.

Art. 14 – O aluno, com o aval do orientador, deverá comunicar à Coordenação de Curso, via ofício, com até 15 (quinze) dias de antecedência, a data de apresentação oral e de defesa do Trabalho de Graduação, bem como a constituição da Banca Examinadora. 

§ 1 – A Coordenação de Curso, mediante parecer fundamentado, poderá rejeitar um ou mais nomes propostos para a constituição da Banca Examinadora.

§ 2 – Os membros da Banca Examinadora deverão receber com até 15 (quinze) dias de antecedência da data de apresentação oral e defesa pública as cópias do Trabalho de Graduação.

Art. 15 – A apresentação oral do Trabalho de Graduação deverá ter entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) minutos de duração, enquanto cada um dos membros da Banca Examinadora disporá de no máximo 15 (quinze) minutos para questionar o aluno acerca do trabalho apresentado. 

Assim, para o calendário acadêmico de 2017, a entrega da versão da Monografia para a banca deverá ocorrer até o dia 12 de novembro de 2017, sendo a data limite para a defesa o dia 27 de novembro de 2017.

A data limite para a entrega da vesão final da Monografia para a COMCUR é 08 de dezembro de 2017.

MODELO DE TCC2


21/09/2017 - CALENDÁRIO DO TCC I:

Atenção discentes matriculados em TCC I: Bruno da Silva Pias, Julia Kalid Mansur e Ramon Santos Rocha Ramos.

- Até 29/09: os alunos e seus respectivos orientadores deverão manifestar-se por e-mail (coord.oceano@gmail.com) declarando-se cientes deste calendário. Os orientadores deverão manifestar também a concordância em orientar o(a) aluno(a).

- Até 03/11: entregar, em 03 vias, a versão impressa do projeto de monografia na COMCUR.

- Entre 06 e 08/11: distribuição pela COMCUR das cópias dos projetos para os membros da banca avaliadora.

- Até 19/11: período de análise dos projetos pelos membros das banca avaliadora.

- 20/11: defesa dos projetos de monografia perante banca avaliadora nomeada pela COMCUR.

- Até 22/11: a banca avaliadora devolve para a COMCUR as cópias dos projetos juntamente com suas avaliações.

- 23/11: alunos devem retirar na COMCUR o resultado da avaliação pelos membros da banca juntamente com as versões impressas do projeto onde constam as observações e sugestões de cada membro da banca avaliadora.

- Até 08/12: período para que as correções solicitadas pela banca sejam realizadas nos projetos de monografia (em especial nos quesitos em que o aluno não obteve média 7,0).

Os projetos corrigidos deverão ser enviados por e-mail para coord.oceano@gmail.com acompanhados de manifestação dos orientadores declarando terem sido atendidas as correções solicitadas pela banca avaliadora.

Além disso, as versões impressas onde constam as observações e sugestões da banca avaliadora devem ser entregues na COMCUR para que se possa checar se necessário, o atendimento das correções e sugestões da banca.

Solicitamos ainda atenção para os seguintes critérios:

As defesas devem ser realizadas em 10 minutos pelos alunos, com mais 20 minutos para as considerações e arguição pela banca. Não é obrigatória a presença dos orientadores e/ou coorientadores. Se orientadores estiverem presentes eles não devem se manifestar, a não ser que tal manifestação seja permitida ou solicitada pelos membros da banca.

Na avaliação dos itens deve-se atentar para o que está disposto no artigo 10º da deliberação 02/2011:

Art. 10 – A avaliação dos Projetos de Trabalho de Graduação incluirá quesito definido como essencial (Projeto) e quesitos definidos como acessórios (Comunicação Oral e Conteúdo) e será efetuada com o auxílio da planilha de avaliação anexa a presente norma.

§ 1° – A atribuição pela Banca Examinadora de nota inferior a 7,0 (sete vírgula zero) a qualquer dos componentes do quesito definido como essencial implicará na necessidade de sua revisão por parte do estudante.

§ 2° – A nota final do Projeto de Trabalho de Graduação corresponderá à média aritmética das notas atribuídas por cada um dos integrantes da Banca Examinadora.

§ 3° – A atribuição pela Banca Examinadora de nota final inferior a 7,0 (sete vírgula zero) implicará na necessidade de revisão integral do Projeto de Trabalho de Graduação, que deverá ser novamente apresentado por escrito e oralmente e defendido perante Banca Examinadora em data a ser fixada pela Coordenação de Curso.

§ 4° – A atribuição pela Banca Examinadora de nota final inferior a 7,0 (sete vírgula zero) na segunda versão do Projeto de Trabalho de Graduação implicará na reprovação do estudante.

 

MODELO DE TCC I


19/09/2017 Divulgamos oficina que será ofertada na “16ª Mostra de Produção Universitária” intitulada “Aprendendo a Fazer Ciência em Fisiologia Animal Comparada”. As inscrições devem ser realizadas através do link https://sinsc.furg.br/detalheseventos/636.

A proposta é: os alunos elaboram suas perguntas, testam suas próprias hipótese e desenvolvem suas conclusões. 


19/09/2017 - Avisamos aos alunos matriculados em Bentologia, professor André Colling, que as aulas das quartas feiras, passarão a ser ministradas na sala 1204.


14/09/2017 - Inscrições abertas para oficinas da 16ª MPU

As inscrições para as oficinas da 16ª Mostra da Produção Universitária da FURG (MPU) estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de setembro, através do Sistema de Inscrições (https://sinsc.furg.br/detalheseventos/636) ou no local de realização da oficina, com antecedência mínima de 15 minutos. Em 2017, a MPU ocorre de 4 a 6 de outubro.

A 16ª MPU oferece 79 oficinas com o propósito de estimular a troca de saberes em um espaço onde a comunidade acadêmica e demais interessados possam trazer suas experiências e estudos nos diferentes campos do saber, fomentando processos educativos interdisciplinares. Seis dessas oficinas são especificamente voltadas à transferência de Inovação Tecnológica. Mais informações no site da 16ª MPU (http://www.mpu.furg.br/).


14/09/2017 - ATENÇÃO OCEANÓLOGAS (JÁ FORMADAS): OPORTUNIDADE DE TRABALHO EMBARCADA

Divulgamos oportunidade de trabalho embarcado para avistagem de cetáceos na Bacia de Campos/Santos.

Preferência para oceanóloga devido a disponibilidade de acomodação no camarote do navio (em duplas).

O embarque é praticamente imediato uma vez que é necessário curso de salvatagem que deve ser feito no maximo na próxima semana.

Contato com João Zanella:

(21) 99458-0729 WhatsApp 
navs@navoceanografia.com.br


13/09/2017 - Informamos aos alunos matriculados na disciplina Impactos Ambientais em Zonas Costeiras, professor Paulo Tagliani, que não haverá aula hoje. Motivo: Defesa de dissertação de Lais Pestana no PPGC. Sala 2201