Voltar para a página inicial
 

 

 

 
 
 
 

MURAL DE AVISOS DA COORDENAÇÃO DE CURSO DE OCEANOLOGIA


15/01/2018 - GEMARS seleciona bolsistas para projeto com a pesca no litoral norte do RS

O currículo deverá ser enviado para o email fsucunza@gmail.com até as 23hs59min do dia 04/02/2018 (horário de Brasília), indicando no assunto da mensagem “nome da bolsa – GEMARS – Projeto Pesca”.
Para acessar a Chamada referente ao processo de seleção, 
CLIQUE AQUI.


28/11/2017 - Publicação do Edital de Inclusão Nº 1 do Edital Nº01/2017 do Concurso Público para Carreira do Magistério Superior da UFBA - Campus de Salvador no qual há vagas para o Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências, sendo: 
  • 01 vaga para Oceanografia Química e 
  • 01 vaga para Sensoriamento Remoto/Geoprocessamento

Os Editais e Retificações encontram-se disponíveis em: 
http://www.concursos.ufba.br/docentes/2017/editais_docentes_2017.html

Demais informações sobre o concurso deverão ser consultadas em Concursos 2017 no site: 
http://www.concursos.ufba.br/docentes.html


06/11/2017 - Processo Seletivo PPG Oceano 2018
Edital do Processo Seletivo 2018 já está publicado online:

http://ppgoceano.paginas.ufsc.br/pr…/processo-seletivo-2018/ 

Também no Facebook:

https://www.facebook.com/ppgoceano/

As inscrições estarão abertas de 03/11 até o dia 27/11/2017.


 31/10/2017 - Gostaríamos de convidá-lo(a) a contribuir com esse trabalho que faz parte da disciplina de ESTATÍSTICA DESCRITIVA do curso de TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL - CAMPUS CARREIROS e desta forma ajudar a traçar estratégias a serem tomadas para a melhoria da COLETA SELETIVA dentro do nosso Instituto.

             A pesquisa é intitulada "Percepção da comunidade do Instituto de Oceanografia da FURG sobre a coleta seletiva e valorização dos recicláveis na FURG".

            O questionário foi uma ação conjunta, nas aulas de ESTATÍSTICA DESCRITIVA - 2ºsem/2017, e seus resultados serão foco de análise ainda durante as aulas deste semestre.

Essa pesquisa é destinada a todos aqueles que possuem vínculo com o IO-FURG (docente, técnicos , discentes e terceirizados).

          Sua participação nesta pesquisa consistirá em responder um questionário online, com questões de múltipla escolha (tempo estimado 05 minutos).

         Os dados são confidenciais e assegurados o sigilo e privacidade de sua participação. Caso tenha alguma dúvida, crítica e sugestão você pode entrar em contato com a docente responsável pela disciplina Professora Raquel Nicolette. (raquelnicolette@furg.br)

 

         O questionário pode ser acessado em Pesquisa - Coleta seletiva de Resíduos  

  Obrigado pela sua colaboração e disposição!


 

24/10/2017 - VOLUNTÁRI@S PARA APRESENTAR O NAVIO CIÊNCIAS DO MAR I DURANTE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia tem início na próxima quarta, 25

Na próxima quarta-feira, 25, às 8h, no prédio da Alfândega da Cidade do Rio Grande, inicia a terceira edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. A ação é uma parceria da FURG com a Prefeitura Municipal do Rio Grande e integra a programação nacional do Dia C de Ciência. A organização do evento informa que a visitação ao Navio Ciências do Mar I será realizada somentena quarta-feira, 25, das 9h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas na programação ou no evento no Facebook

Confira a programação do evento

Nos foram solicitados 04 alun@s para participarem como voluntári@s (haverá emissão de certificado pela PROPESP) na apresentação do navio, no cais do Porto Velho, durante o dia 25/10, nos seguintes horários:

01. das 09 as 12h; e

02. das 14 as 17h.

Interessad@s deverão enviar e-mail para coord.oceano@gmail.com, com o assunto "Voluntári@ - Ciências do Mar", informando qual ano do curso de Oceanologia está cursando. É desejável experiência de embarques.


11/10/2017 - seleção de novembro/dezembro de 2017 do Programa de Pós Graduação em Oceanografia Biológica/FURG está lançada!

As inscrições para os níveis mestrado e doutorado podem ser feitas de 13 de outubro a 11 de novembro de 2017, a seleção ocorrerá de 28 de novembro a 01 de dezembro. Candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro semestre de 2018.
Para ler os editais e se inscrever online, acesse 
http://www.siposg.furg.br/curso/901 (mestrado) e http://www.siposg.furg.br/curso/902 (doutorado). 


11/10/2017 - ATENÇÃO ALUNOS QUE REALIZARÃO SELEÇÃO DE MESTRADO PARA O IOUSP, SOB A RESPONSABILIDADE DO PROF. STEFAN

Informamos que as provas serão realizadas no dia 16 de outubro (segunda feira próxima), com início as 17h00 e duração de 03 horas, tendo como local de aplicação a sala 1204, no pavihão de ensino 01. 


25/09/2017 - DOCUMENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

ANTES DO INÍCIO DO ESTÁGIO levar até a COMCUR os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados:

1. Formulário de Encaminhamento do Termo de Compromisso de Estágio (1 via; sem assinaturas);

2. Plano de Trabalho do Estágio (3 vias assinadas pelo(a) aluno(a), supervisor(a) representante da parte concedente e orientador(a) da FURG); e

3. Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Não Remunerado ou Remunerado, conforme o caso (3 vias assinadas pelo(a) aluno(a) e supervisor(a) representante da parte concedente).

Obs.: por tratar-se de contrato não serão aceitas assinaturas digitais ou digitalizadas no Termo de Compromisso, sendo necessário que todas as vias sejam originais.

APÓS A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO levar até a COMCUR os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados:

1. Ficha de Avaliação do(a) Estágiário(a) (1 via assinada pelo(a) supervisor(a) representante da parte concedente e orientador(a) da FURG; e

2. Relatório de Estágio (1 via impresso e encadernado).


21/09/2017 - ATENÇÃO PARA O CRONOGRAMA DE TCC II

De acordo com a deliberação 02 de 2011:

Art. 12 – A disciplina de 11100 - Trabalho de Graduação II compreende o desenvolvimento do Projeto de Trabalho de Graduação aprovado na disciplina de 11099 - Trabalho de Graduação I, sua apresentação escrita e oral e defesa em sessão pública perante uma Banca Examinadora.

§ Único – A defesa do Trabalho de Graduação será realizada até 15 (quinze) dias antes do término do semestre letivo

Art. 13 – A Banca Examinadora deverá ser composta pelo orientador, pelo coorientador, quando for o caso, e por no mínimo mais dois membros, escolhidos de comum acordo entre o orientador e o aluno, não havendo por parte da Universidade qualquer responsabilidade quanto às despesas daí decorrentes.

§ Único – A Banca Examinadora deverá ser integrada por no mínimo dois docentes da FURG.

Art. 14 – O aluno, com o aval do orientador, deverá comunicar à Coordenação de Curso, via ofício, com até 15 (quinze) dias de antecedência, a data de apresentação oral e de defesa do Trabalho de Graduação, bem como a constituição da Banca Examinadora. 

§ 1 – A Coordenação de Curso, mediante parecer fundamentado, poderá rejeitar um ou mais nomes propostos para a constituição da Banca Examinadora.

§ 2 – Os membros da Banca Examinadora deverão receber com até 15 (quinze) dias de antecedência da data de apresentação oral e defesa pública as cópias do Trabalho de Graduação.

Art. 15 – A apresentação oral do Trabalho de Graduação deverá ter entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) minutos de duração, enquanto cada um dos membros da Banca Examinadora disporá de no máximo 15 (quinze) minutos para questionar o aluno acerca do trabalho apresentado. 

Assim, para o calendário acadêmico de 2017, a entrega da versão da Monografia para a banca deverá ocorrer até o dia 12 de novembro de 2017, sendo a data limite para a defesa o dia 27 de novembro de 2017.

A data limite para a entrega da vesão final da Monografia para a COMCUR é 08 de dezembro de 2017.

MODELO DE TCC2


21/09/2017 - CALENDÁRIO DO TCC I: